segunda-feira, 30 de maio de 2011

Planejamento de Aula - Álvaro Milani

PLANEJAMENTO DE AULA

CURSO: Administração
DISCIPLINA: TGA II
DOCENTE: Álvaro Milani Samuel

  1. TEMA DA AULA
O assunto que será abordado na aula será Teoria das Estruturas Organizacionais.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO
Em forma de pergunta para ser resolvida pelos alunos: quais os requisitos devem ser observados obrigatóriamente pelo gestor, quando da definição da estrutura organizacional, no intuito de melhor atender as demandas decorrentes do planejamento estratégico da empresa?

  1. OBJETIVO GERAL
Descrever uma mudança proposta no aluno - uma especificação sobre a sua situação quando ele tiver concluído com sucesso a experiência de aprendizagem. Nesse sentido, as competências que queremos desenvolver, com referência ao perfil do egresso, à proposta curricular do Curso e ao conhecimento atual da área e dos temas a serem trabalhados são:
- proporcionar a capacidade de liderança e iniciativa, na atuação em equipes de trabalho, na estruturação das organizações e no empreendimento do seu próprio negócio;
- propiciar os diferentes saberes, o conhecer fazer, o ser e o conviver, na perspectiva de tornar-se um administrador, pesquisador de sua própria prática, desenvolvendo com autonomia as suas capacidades, comportamentos e atitudes, mediante uma percepção complexa do homem e do mundo abordadas no âmbito da teoria das organizações;

  1. CONTEÚDOS – CONHECIMENTOS - COMPETÊNCIAS

Os assuntos que serão abordados dentro do tema da aula são:

  1. Divisão do trabalho em departamentos e tarefas específicas.
  1. Distribuição de tarefas e responsabilidades associadas a trabalhos individuais.
  1. Coordenação de diferentes tarefas organizacionais.
  1. Distribuição das tarefas às unidades.
  1. Estabelecimento das relações entre indivíduos, grupos e departamentos.
  1. Estabelecimento das linhas formais de autoridade.
  1. Distribuição e mobilização dos recursos organizacionais.

  1. DETALHAMENTO DA AULA

A aula será desenvolvida em 4 partes.

1ª Parte (duração 1h): A primeira parte da aula constará da apresentação do plano geral da aula (objetivos, assunto, atividades, avaliação, duração e forma de participação) e da teoria necessária à compreensão dos principais elementos currículares previstos para o tema.
Para tanto, será disponibilizado via Blog (previamente elaborado para a disciplina) material interativo (Power Point e Vídeos do Youtube acerca do tema Teoria das Estruturas Organizacionais).

2ª Parte Atividade Prática (duração 1h): A segunda parte será destinada à explicação acerca de como irá se desenvolver a atividade prática a) Júri Simulado On line e à realização de uma b) Pesquisa em sites, bibliografia de obras digitalizadas e vídeos didáticos sobre o tema com links também indicados no Blog.

a) O Júri Simulado é uma técnica que permite explorar assuntos em que há posições antagônicas e ou conflitantes. No caso em tela, a proposta é solicitar que as duas principais teorias referentes à Estruturas Organizacionais sejam defendidas em um debate que se desenvolverá de forma síncrona no Chat.
Préviamente à atividade, dois grupos já estariam constituídos, tendo, cada um deles, a responsabilidade de defender uma das teorias organizacionais existentes.
b) Pesquisa: A maior parte do tempo destinado à segunda parte terá por finalidade a realização de uma pesquisa de modo a proporcionar subsídeos para que os grupos possam preparar e fundamentar adequadamente suas intervenções.
Tal providência reduziria bastante o tempo necessário para a postagem uma vez que não seria necessário digitar o texto e sim, simplesmente “colar” (ctrl v). Com isso, haveria uma otimização do tempo que seria aproveitado preferencialmente para a leitura das postagens pelos colegas e pelo grupo “adversário”.
Lógicamente, cada aluno teria de produzir pelo menos dois argumentos, de modo a evitar a repetição por parte do grupo o que irá exigir um conhecimento razoável do tema.


3ª Parte (duração 1h 30min): Realização dos debates/postagens.
É desejável que cada integrante dos grupos possa realizar ao menos uma intervenção, o que será coordenado de acordo com o tempo disponibilizado para essa etapa da atividade pelo professor. O tempo máximo para cada postagens/leitura não deverá ultrapassar 3 min.

4ª Parte (duração 30min): apresentação do “veredicto” pelo professor e debate sobre a atividade no grande grupo. Postagem livre.

Atividade Assíncrona: como encerramento da aula, será solicitado que cada aluno realize individualmente uma postagem (em outra data) com as eventuais dúvidas existentes, bem como trazendo suas considerações acerca do assunto desenvolvido na aula, tudo com base na leitura do texto postado pelos dois grupos no Chat.

Essa atividade tem por finalidade oportunizar que os alunos possam integrar as informações produzidas pelos dois grupos, atendendo aos objetivos propostos para a aula como um todo.



6. FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS UTILIZADAS
a) Blog;
b) Youtube;
c) Moodle;
d) Chat;

7. AVALIAÇÃO
O processo de avaliação está orientado conforme o Regimento da IES. Deverá permitir que o professor verifique se os objetivos planejados foram alcançados e constará dos seguintes crítérios:
  • presença e participação nas atividades propostas;
  • articulação e integração dos conhecimentos apropriados em aula;
  • capacidade de expressão e comunicação de idéias a serem apresentadas nas atividades EAD;

A avaliação ocorrerá por intermédio da análise das postagens a serem realizadas por ocasião da atividade Júri Simulado On Line.

Na avaliação serão considerados o somatório das postagens na parte síncrona da atividade + as postagens da parte assíncrona.

sábado, 28 de maio de 2011

AULA- RAQUEL


PLANO DE AULA.
1.    CONTEÚDO: Testes Psicológicos no recrutamento e seleção.
2.    OBJETIVOS: O aluno deverá ser capaz de:
·         Identificar e reconhecer os testes psicológicos mais  utilizados em atividades de recrutamento e seleção.
·         Reconhecer as diferenças de análise entre os testes, relacionando-os ao conteúdo.
·         Identificar a diferença entre os testes quantitativos e qualitativos, aplicando-os corretamente na atividade proposta.
·         Escolher um teste apresentado e criar uma condição simulada de utilizando o blog Conhecendo Os Testes Psicológicos, criado para essa  disciplina.
3.    DESENVOLVIMENTO DA AULA:  A aula terá três momentos:
·         Primeiro momento a professora apresentará através das lâminas ppts o  material teórico. Das 19hs30m às 20hs 30m. ( em anexo)
·         Segundo momento das 20hs30m às 21hs: a professora apresentará o blog que criou para a disciplina, permitindo nesse momento que todos os alunos passeiem pelo blog.
( http://conhecertestepsicologico.blogspot.com)
·         Intervalo às 21hs15m às 21hs 30m.
·         Terceiro momento das 21hs30m às 22hs30m: Os alunos  divididos em grupos de quatro, são convidados a montar uma simulação de recrutamento e seleção de acordo com as orientações da professora e deverão postar no blog. ( as orientações da atividade estão no blog)
·         Individualmente os alunos deverão postar suas contribuições no blog abaixo de cada trabalho postado pelos grupos.( conforme postado no blog)
4.    FERRAMENTAS: Para essa aula, a professora  como recurso tecnológico, utilizará lâminas de ppts, computador para acessar o blog e como recurso pedagógico, aula expositiva e atividade em grupo.
5.    AVALIAÇÃO: A professora avaliará a aplicação adequada dos testes escolhidos pelo grupo, a dinâmica da atividade, o roteiro solicitado e  a participação individual  com contribuições no  blog avaliando a atividade dos grupos.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Nova Tecnologias de Educação - II

O ebaH é a primeira rede de relacionamentos acadêmicos do Brasil para a troca de informação e conhecimento entre seus usuários! Você pode compartilhar arquivos, ideias, aulas, materiais, livros digitais, linhas de pesquisa, enfim, o que você imaginar em educação, nesta rede você encontra. Basta você se cadastrar. funciona como uma rede social, gratuitamente.
http://www.ebah.com.br/

Vamos testar???

Modelo de Tecnologia de Flipboard

Novas tecnologias para Educação - Atividade I

Uma novidade tecnologica é o Flipboard - que é um aplicativo para ipad - que agrega conteúdo e o exibe em forma de revista.
Com esta tecnologia, ao invés de utilizarmos o power point, podemos montar o material e utilizar o flipboard. Poderia ser utilizado na educação, pois proporciona a evolução tecnológica. O uso somente em ipad pode tornar-se uma desvantagem.